Translate

domingo, 16 de junho de 2013

2 por 1, um pequeno grande choque de gostos e realidades


Olá pessoal! Depois de um longo e tenebrosíssimo inverno estou aqui novamente para cumprir minha promessa. Hoje trago um post duplo de sugestões.

Neste post apresentarei os dois subgêneros Shoujo, BL e GL, conhecidos aqui no ocidente como y.a.o.i. e yuri. Para começar irei contar um pouco sobre cada um.

BL/y.a.o.i.: o gênero em si começou como shounen-ai, que significa pederastia (apesar de ser escrito como Amor de garotos), porém o termo caiu em desuso alguns anos depois quando a sigla y.a.o.i. tomou a cena, sigla esta que significa: Sem clímax, sem resolução, sem significado (yama nashi, ochi nashi, imi nashi).

Por outro lado hoje este termo tomou um tom pejorativo no Japão, sendo assim o mais comumente usado o BL ou Boy’s Love (Amor entre garotos).

Como já ficou explicitado BL/y.a.o.i. trata-se de um subgênero dos mangás Shoujo que aborda relacionamentos homossexuais masculinos. Mas lembrando sempre que por ser voltado originalmente ao publico feminino e não a comunidade gay em si, as tramas e enredos são postos em um ponto de vista mais feminino, claro que há obras que tentam retratar mais fielmente um relacionamento gay masculino, todavia em geral é um amor mais idealizado típico de mangás Shoujo.
(termos: ativo = seme / passivo = uke)

GL/yuri: este por sua vez é o oposto do BL/y.a.o.i., ele retrata o relacionamento homossexual feminino, geralmente com um foco maior no sentimento individual de cada qual do casal acompanhado na obra, e por retratar propriamente o ponto de vista feminino, mas ainda um pouco idealizado, estas obras são mais facilmente inidentificáveis com o publico leitor.

O gênero yuri em si ainda é voltado para o publico feminino, porém, principalmente no Ocidente, onde culturalmente é aceito que “homens” podem se interessar por ver duas mulheres juntas, erroneamente tem-se a crença de que o publico alvo dessas estórias é o masculino, mesmo não o sendo.
 (termos: ativa = tachi / passiva = neko)

-------

Em acréscimo ressalto que ambos os subgêneros já possuem publicações aqui no Brasil, com mangás como Gravitation e Blood Honey, e Miyuki-chan No país das Maravilhas.

Da mesma forma vários mangás, tanto Shounen quanto Shoujo apresentam esses relacionamentos em alguns de seus personagens, uns mais explicitamente que outros.

Sendo assim, começo minhas indicações.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------



Harete Bokutachi wa (晴れてボクたちは)


Gênero: Romance, Vida Escolar, Parcela de Vida, Comédia, BL.

Autor e Ilustrador: Yamamoto Kotetsuko.

Ano: 2005.

Volume: Único.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sinopse: O tempo e a distância são talvez os dois maiores obstáculos que você pode enfrentar numa relação para provar que o amor é verdadeiro. Isso é exatamente o que Keigo tem que superar quando jovem é separado de seu melhor amigo, Chihiro, porque sua família se mudou para o exterior.

Como o passar dos anos, sua separação de Chihiro se torna tão insuportável que Keigo se isola e não sai do quarto, então família decidiu enviá-lo de volta ao Japão para que possa estar onde ele está mais feliz. Assim Keigo se mudou para viver com a família de Chihiro.

Quando este se reúne novamente, por uma situação atípica na ida dos dois garotos a escola o amor de Keigo é revelado pelo próprio: “Eu te amo, Chihiro. Amo-te desde que éramos crianças, eu estou apaixonado por você!”.

Infelizmente para Keigo, Chihiro inicialmente mostra-se incomodado porque ambos são garotos e ele (Chihiro) já está apaixonado por uma garota de sua escola.

--------------------------------------------------------


Este mangá recomendo para os que queiram se aventurar no gênero BL/y.a.o.i., pois ele além de ser curto (um único volume de 5 capítulos) é o que podemos chamar de “leve”, pois em todo o ele a única cena “mais chocante” é um único beijo (bem casto por sinal) por volta da antepenúltima/penúltima página da obra.

Para aqueles que não conhecem este subgênero este mangá é um bom inicio, há bastante apresentação do conflito de identidade. Mostra o desenvolvimento de como um sentimento de amizade muda aos poucos a partir de determinados eventos que, mesmo que corriqueiros, moldam nossa personalidade e mudam nossa forma de ver uma situação.

A estória em si é o que podemos chamar de “fofa”, por seu desenvolvimento centrado nos sentimentos do protagonista Chihiro e a forma como ele tenta lidar com a revelação de seu amigo de infância e sua insegurança à declara-se para a garota que gosta.
Desejo-vos uma boa leitura.




Doki Doki Ren'ai (ドキドキレンアイ)


Gênero: Romance, Vida Escolar, Parcela de Vida, Comédia, BL.

Autor e Ilustrador: Yamamoto Kotetsuko.

Ano: 2007.

Volume: Único.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sinopse: Doki Doki Ren’ai está relacionado diretamente após os eventos que ocorrem em Harete Bokutachi wa. Após a declaração de amor de ambos, Keigo e Chihiro começam a namorar, mas… Qual é realmente diferença entre ser melhores amigos ou namorados? Aparentemente, nada mudou entre eles, agora que eles estão namorando, mas a aparição de um “rival” pode revelar as respostas para essa pergunta.
--------------------------------------------------------


Como dito na sinopse, este é a sequencia de Harete Bokutachi wa, ele mostra o desenvolvimento do relacionamento as escondidas dos dois protagonistas, somos apresentados também a um “rival” romântico que Chihiro deve lidar.

Nesta obra somos apresentados a cenas de beijo mais frequentes, o que denota o avanço na relação de ambos. Ao todo essa obra possui 5 capítulos e um Extra, no qual como no final do 5º capítulo somos introduzidos à vida sexual do casal.

Para aquelas que talvez tenham torcido o nariz só com a ideia, fica o aviso: “não são cenas tão explicitas assim”.

Em mangás shoujo, seinen e jousei já há imagens de cenas de coito, todavia não são tão explicitas assim em geral. Doki Doki Ren’ai encontra-se na mesma situação, há a apresentação das imagens da cena do coito, porém não são tão mais reveladoras do que estamos (no ocidente) acostumados a ser expostos no dia-a-dia.

Eu chamaria este mangá do “liminar da barreira”, a “barreira” é o preconceito incutido em nós desde que nascemos e somos inseridos na vivencia em sociedade, na qual somos apresentados ao que é “normal” e “moralmente aceito”. A decisão em si de seguir com a leitura, a cada página, é um passo a mais que o leitor toma em formar sua própria opinião sobre o tema e o quanto ele, em seu caráter com o coletivo social, aceitará o mundo apresentado na obra. Então, aos leitores indecisos, eu digo: “Você é contra por você mesmo ou por terem lhe dito que deve ser?”. Ao responderem essa pergunta poderão dizer até onde uma opinião é sua, e até onde ela foi “aprendida” em seu convívio social. Desejo uma boa leitura aos corajosos que escolherem seguir em frente e formar sua própria opinião saindo de sua zona de conforto.



Girl X Girl X Boy


Gênero: Romance, Vida Escolar, Parcela de Vida, Comédia, Yuri.

Autor e Ilustrador: KUJIRA.

Ano: 2008.

Volume: Único.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sinopse: Uma estória de estudantes ensino médio, sobre o triângulo amoroso entre duas meninas e um menino.
Fuuka gosta de Riri. Riri gosta de Itta. E Itta gosta de Fuuka.
Isto não é um tipico triângulo amor!

--------------------------------------------------------


GGB é uma obra que me cativou pela apresentação desse incomum triângulo amoroso. O que nos apresenta a diversas situações cotidianas de uma forma fluída, mas envolvente.

Somos apresentados ao ponto de vista de cada um dos três protagonistas no decorrer dos 7 capítulos da obra, e por sua vez a amizade que nasce dos desencontros, reconciliações e corações partidos.

A obra foca-se fundamentalmente no medo de assumir sua sexualidade, onde as pessoas às vezes por medo escolhem o caminho mais fácil, ou seja, escolhem seguir o fluxo. É mais fácil fazer como a sociedade impõe do que ir contra, esse é o paradoxo enfrentado por Riri.

Ao passo que Fuuka está determinada a enfrentar as consequências de seu amor. Ao mesmo tempo temos o ponto de vista de Itta que observa ambas as garotas e pondera sobre como lidar com seus sentimentos.

Aquelas que lerem realmente acho que vão gostar, a obra é leve e passa um sentimento de superação. Então, boa leitura!



Kannazuki No Miko (神无月的巫女)


Gênero: Ação, Romance, Drama, Mecha (Robôs Gigantes), Ficção-Cientifica (Sci-Fi), Ecchi, Yuri.

Autor e Ilustrador: KAISHAKU.

Ano: 2004.

Volume: 2 volumes.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sinopse: Duas meninas, Kurusugawa Himeko e Himemiya Chikane, que tem uma amizade secreta de seus colegas de escola descobrem de repente que são as sacerdotisas do sol e da lua. Quando um eclipse lunar misterioso ocorre no dia de seus aniversários, são forçadas a lutar uma batalha contra Orochi e suas forças, que desejam a aniquilação total do planeta. Mas não é tudo assim tão simples. Himeko tem sentimentos para com Chikane - e para um dos enviados de Orochi, Oogami Souma, que tenta de todas as formas resistir ao chamado da escuridão, a muito custo.

--------------------------------------------------------


“As Sacerdotisas do Mês sem Deus”, está obra eu recomendo aqueles que querem uma dose de ação, garotas com corpos voluptuosos, romance trágico e triângulos amorosos.

Está é uma obra na qual somos apresentados a uma protagonista que tem que decidir entre qual caminho seguir. Amar sua amiga, ou ficar com o garoto que a ama.

Este também nos apresenta a cenas de luta envolventes e que de quebra nos mostra um velho conhecido da infância, os Robôs Gigantes.

Ela é tanto nostálgica quanto inovadora, uma obra que certamente agradaria os olhos do publico masculino em geral de nossa sociedade, mas que por sua parcela sentimental cativaria a “ansiedade” do publico feminino.

O enredo é simples, mas nem por isso desinteressante. Somos expostos tanto a adrenalina da batalha quanto a emoção do sentimentalismo da obra.

Para aqueles que se empolgaram com este post fica o aviso, todas as quatro obras podem ser encontradas nos links laterais de scans deste blog. Então, boa leitura!

Até a próxima!^^/


8 comentários:

  1. Lindo seu blog, parabéns.
    Seus posts são muito bem feitos, não consegui parar de ler eles~
    Adorei também os mangas que disponibilizou, são ótimas escolhas.
    Não deixe de publicar coisas, realmente faz um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado^^
      Mesmo? Isso me deixa tão feliz!
      Espero que possas ler os mangás que sugeri, eles encontram-se nas scans da barra lateral, mais especificamente, os yaoi no sukinime, e os yuri no Aino scanlations.

      Excluir
  2. Realmente seu blog está muito bem organizado! Parabéns mesmo! A escrita está ótima, o design chamativo e os temas, claro, bem interessantes e desenvolvidos! Assim que eu tiver a chance procuro um dos mangás que sugeriu para ler XD! Abraços, continue com essa excelência^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadão!
      hehehe... quem não repara no Três-kun? ¬w¬
      espero que possa ler em breva qualquer uma das sugestões, todas se encontram em PT-BR ou PT-PT nos scans listados na barra lateral^v

      Excluir
  3. Uma dica de um bom yaoi (anime, que não tenha tanta frescurite como esses yaois para menininhas e que seja legal) e tmb um endereço para baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem... anime, ´´e um pouco difícil, talvez sensitive pornographc ou ai no kusabe... quanto ao link eu não tenho, eles são meio que de uns anos atrás então teria que garimpar na rede pra achar um que não tenha sido apagado.

      Excluir
  4. Ótimo o seu blog! Gostaria de uma sugestão de anime yaoi com muuuuuuita pegação kkkkk. Poderia me ajudar^^?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, com pegaçao acho que tige hope ou koi suru bokkun, ou vasalord... mas esse são mais levinhos^^

      Excluir